BIOGRAFIA

– • • •|• • • ,

Um dos clarinetistas português e canadiano mais promissor da sua geração. Distinguindo-se pela sua sensibilidade, David mantém uma agenda internacional como solista, em música de câmara e como músico de orquestra.

 

Nascido em Montreal, Canadá, no seio de uma família portuguesa. Ainda jovem, mudou-se para Portugal, onde começou os seus primeiros passos no meio musical. Estudou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, com os Professores Iva Barbosa e António Saiote. Completou o Mestrado em Performance e o Diploma Solista na Akademie der Stadt Basel, sob orientação de François Benda e realizou um Artist Diploma na Schulich School of Music, da Universidade McGill, em Montreal, nas classes de Jean-François Normand e Alain Desgagné.

 

Grande vencedor de ambos os concursos “Prix-d’Europe” e do “Canadian Music Competition - Stepping Stone” em 2016 no Canadá, ele obteve diversas outras distinções, incluindo 1os prémios nos Concursos “Keifer Hablitzel Preis” em Berna (Suíça), “Fernando Raínho Valente" em Aveiro, “International Young Artist Competition” em Vancouver (Canadá), Concurso “Terras de La Salette” em Oliveira de Azeméis, II Concurso Nacional de Clarinete “Paços Premium” em Paços de Brandão, 2º prémio no “Concours National d’Exécution Musicale” em Riddes (Suiça), entre muitos outros.

 

David foi e é regularmente convidado por diversas orquestras, mais notavelmente com Hyogo Performing Center Orchestra (Japão), Orquestra Sinfónica de Macau, Orchestre Symphonique de Montreal, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Camerata Zurique, Musikkollegium Winterthur Orchestra e Basler Festival Orquestra (Suiça). Foi contratado como clarinete solo na Sinfonieorchester Basel durante as temporadas de 2015 a 2018 e muito recentemente é o novo co-principal na Malaysian Philharmonic Orchestra. 

 

Como solista, interpretou com a Orchestre National des Jeunes de Montreal, Orchestre Symphonique de Drummondville, Orchestre Metropolitain de Montreal, Edmonton Symphonic Orchestra (Canada), Sinfonieorchester Basel, Kammerorchester Basel, entre outras. Ele foi membro da Schweizer Jugend Sinfonie Orchester (Suíça) e da National Youth Orchestra of Canada, ele é artista da Jeunesse Musicale Canada e foi músico convidado na Musikdorf Ernen Festival, Suíça.

BIOGRAFIA
CURIOSIDADES

Para além das suas performances ditas eruditas, também se apresenta em espetáculos onde a música, a dança e o teatro se juntam numa só voz. Ele foi elenco da famosa ópera de Karlheinz Stockhausen, “Donnertstag aus Licht” no Teatro de Basel, na produção Rei Édipo no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, assim como interpretou inúmeras performances do dramático Concerto para Clarinete de Anders Hillborg, “Peacock Tales”, e recentemente num espectáculo teatral chamado “Alice Trough the Looking Glass” na Dewan Philharmonic Petronas, Malásia.

NOVIDADES

Maio 2019

1o prémio no Concurso de Música de Câmara OPUS 130 em Joliette, Quebec (Canada), com o ensemble “Made in Trio”.

  

Janeiro 2020 

Lançamento do seu primeiro álbum com a editora Analekta e o ensemble “Philon Trio” com as oitos peças op. 83 de Max Bruch. 

 

Setembro 2020

Gravação das Sinfonias de Beethoven desde a 4ª à 8ª com a Malaysian Philharmonic Orchestra, com lançamento nas plataformas de streaming. 

 

Maio 2021

Realização da segunda tournée com “Made in Trio” no Canadá, nas províncias de Ontário e do Quebec, seguindo-se outra em Outubro em Portugal.